Mas afinal, o que caracteriza uma pizza?

Estamos meio obcecados pelo tema da pizza, mas afinal, quem não ama pizza? A receita tal como conhecemos nasceu em Nápoles e se propagou pelo mundo com os imigrantes saídos do porto da cidade em navios que ganharam o os quatro cantos do planeta. Virou febre, obsessão, hábito... Difícil pensar em uma casa que não entre pizza pelo menos uma vez por semana. Ou que se saia para comê-la, tanto faz.

Mas essa semana, com a estreia do novo cardápio do Festival Fora de Série na Bráz, resolvemos incluir um calzone nas receitas. Mas calzone é pizza? Se formos pensar na definição de pizza (“massa assada coberta com molho/queijo/ingredientes”), talvez não seja. Mas se usamos a mesma massa, ingredientes semelhantes, e assamos com o mesmo cuidado, não poderia também ser?

O calzone é um primo próximo da pizza, aquele que foi criado como irmão.  Meio pizza, meio pão recheado, ele tem identidade própria. Prefere não seguir nenhuma regra... Mas nem por isso se tornou uma categoria menor, muito pelo contrário.

O Mar e Montanha, que entrou agora no cardápio, é um calzone recheado de aliche da Costa Amalfitana, ricota de búfala e escarola orgânica. Depois, é finalizado com grana padano antes de ir ao forno, pra dar aquela gratinada... Com esse capricho todo, é mesmo importante se é pizza ou pão?

Bráz, pizzaDigital CIATC