A hora e a vez dos vegetais

É um indício dos novos tempos:  cada vez mais o vegetarianismo e o veganismo têm se feito presentes na nossa sociedade. A aposta de muitos pesquisadores do comportamento é que mais e mais pessoas busquem refeições a base de plantas – uma mudança nos objetivos alimentares da sociedade. E isso não só para os mais, digamos, radicais: há até um novo termo para designar pessoas que não deixam de comer carne mas que buscam sobretudo dietas mais relacionadas a vegetais – são os chamados flexitarians.

De grão em grão, os cardápios vão ganhando mais opções veganas, e é algo que a gente tem ficado cada vez mais de olho - e com a boca salivando: as receitas estão melhorando muito por onde andamos. Comida vegetariana/vegana não tem que ser sinônimo de comida sem graça, não. 

No Astor do JK Iguatemi, temos uma salada deliciosa e que vale por uma refeição: feita com grãos germinados, tubérculos orgânicos, tahine verde, cogumelo enoki e PANCs, a De Grão em Grão é uma baita opção para vegetarianos, veganos ou para quem, como nós, só quer aproveitar a rica combinação de sabores que os vegetais podem oferecer.
Se salada não é a sua opção, o Quitandinha é um sucesso na Lanchonete da Cidade: desde que o lançamos, é um dos mais pedidos. Fácil de fazer e delicioso de devorar, fica pronto rápido e mata a fome de todo mundo: vegetarianos e carnívoros.
 
QUITANDINHA
Rendimento: 5 sanduíches
 
Ingredientes:
Hambúrguer:
- 100 g de shimeji
- 250 g de proteína texturizada de soja
- 1 berinjela
- 1 abobrinha pequena
- 2 cenouras médias
- 5 g de salsinha picada
- 3 dentes de alho picado
- ½ xícara de cebola picada
- 6 fatias de pão de forma
- 2 ovos
- 200 g de castanha
- azeite para refogar
 
Sanduíche:
- 5 pães pretos cortados ao meio
- 150 g de tomates fatiados
- 100 g de rúcula
- 250 g de mussarela de búfala em rodelas
- 50 g de pesto de manjericão
 
Modo de preparo:
Hidrate a carne de soja com água quente. Escorra a proteína e torça dentro de um pano limpo e exclusivo até sair toda a água. Refogue a cebola e o alho em uma frigideira e acrescente a proteína de soja. Corte a berinjela, a abobrinha e a cenoura em rodelas e grelhe na churrasqueira. Reserve.
Bata a castanha no liquidificador até virar uma farofa e reserve.
Bata no liquidificador o pão cortado em quadrados, os ovos e o cogumelo até virar uma pasta.
Junte todos os ingredientes em uma travessa, coloque a salsinha e misture com as mãos até virar uma massa. Faça hambúrgueres de 180g e grelhe com um fio de azeite entre 3 e 5 minutos.