Difícil de falar, fácil de fazer

Já dizia Julia Child sobre o Bouef Bourguignon: “certamente um dos pratos mais deliciosos inventados pelo homem” e nós concordamos. Não é a toa que é um dos mais icônicos da culinária francesa e dos mais pedidos na ICI Brasserie

Apesar dessa semana os dias estarem com cara de verão, as noites estão convidativas para um Bouef Bourguignon, que tem jeito de receita complicada, mas na verdade é bem fácil de fazer.
 
No almoço ou no jantar, sempre temos um quentinho no ICI esperando por você! Mas quando quiser preparar em casa, confira a nossa receita abaixo:

Bouef Bourguignon

1 kg de peito de boi
1 garrafa de vinho tinto (Borgonha)
150 g de cenoura picada
150 g de cebola picada
100 g de alho picado
100 g de salsão picado
100 g alho poró picado
200 g de bacon
200 g de cogumelo paris
200 g de mini cebola
200 g de mini cenoura
Sal
Óleo para dourar
Bouquet garni (buquê com um ramo de tomilho, um de alecrim e um de louro)
 
Purê de batatas
1,5kg de batata Asterix
250ml de creme de leite fresco
80gr de manteiga
Sal
 
Modo de preparo
Em uma panela (ou recipiente fundo) coloque a carne, a cenoura, a cebola, o alho, o salsão e o alho poró picados e o vinho. Cubra bem e deixe descansar de um dia para o outro. Retire a carne, seque bem e coloque em uma panela com um fio de óleo para dourar. Junte a cenoura, a cebola, o alho, o salsão e o alho poró que estavam na mistura, os talos do cogumelo paris e o bacon picado para dourar. Cubra com o vinho em que a carne descansou, acrescente sal a gosto e um bouquet garni (buquê com uma folha de tomilho, um de alecrim e um de louro). Deixe cozinhar em fogo baixo de 3 a 4 horas, até a carne ficar bem macia.
Retire a carne da panela, coe o caldo e volte ele para o fogo até chegar no consistência desejada.
Descasque as batatas, coloque para cozinhar imersas em água com sal.
Quando estiverem macias, passe por um espremedor de batata. Numa panela coloque o creme de leite, adicione o purê e leve ao fogo, mexendo bem para deixa-lo bem liso. Adicione a manteiga e se necessário, acrescente mais sal.
Sirva o purê de batata junto com o Bouef Bourguignon com bacon fatiado, cogumelo paris salteado e mini cebola puxados na frigideira com um pouquinho de manteiga, açúcar, sal e caldo do preparo.

Taciana Vieira Kolisch